Campus Universitario Cabral da UFPR
1025-JFB-CWB.BR-2012

A construção do lugar : o Campus Cabral

O projeto para o concurso do Campus Cabral – futura sede dos Cursos de Cominicação, Design e Artes – se diferencia de um espaço institucional educativo convencional por sua clara vocação para a criação artística, isto é, sua construção pode também ser entendida como um grande laboratório para as artes.

O desafia lançado foi o de construir um lugar – um Campus Universitário Urbano – em duas etapas de concretização. Projetar a parte e o todo, de forma a criar um conjunto coerente na primeira etapa e seu ‘complemento independente’ na segunda etapa. Duas paisagens edificadas, independentes em sua execução e período de concretização, mas complementares em sua funcionalidade e, principalmente, na criação de seu lugar como paisagem institucional.

Impacto no território

O Campus Cabral, inserido no Setor Institucional da Cidade de Curitiba, vem a complementar a rede de espaços públicos Institucionais de Curitiba. Não sendo propriamente um espaço com amplia área verde- seguindo os moldes de génesis do termo campus elaborado no século XVIII na América do Norte.

A grande praça recupera a ideia de campus

A Praça ganha a Universidade. Este foi o conceito que guiou o partido do presente projecto para o Campus Cabral. A Praça Brigadeiro do Ar Mario Calmon Eppinghaus, situada a sul, foi entendida como um amplo espaço público verde, legitimado pelo uso como espaço de lazer e atividades esportivas, que funciona como um excelente contraponto verde a um espaço público árido – a futura área de convivência descoberta – característica de edifícios institucionais. A Praça Cívica institucional (árida) vinculada a Praça existente (verde) viabilizada a ideia de campus universitário (field).

Collaborator: Félix Platero, Adriano Occhibelli, Rodrigo Vinci Philippi, Felipe Zarpelon, João Vitor de Paula Araújo | Post date: 23/11/2014 | Views: 2.250